A palavra risco pode ser empregada de diversas formas e com diversos sentidos, porém o sentido mais utilizado é o de representar certa chance de algo acontecer.

Os riscos envolvem dois elementos: a probabilidade de ocorrência e gravidade dos danos potenciais. Para analisar um risco é preciso estimar a probabilidade que um determinado evento venha a acontecer e a extensão dos danos que ele pode gerar. Desta maneira o nível de um risco é avaliado em função da freqüência com que ocorrem as situações de risco e da severidade de suas conseqüências.

O tema Riscos Ambientais é vasto e multifacetado. A preocupação com a gestão desses riscos ultrapassa os limites da abordagem legal e requer dos administradores uma visão sempre atualizada desse problema que evolui a cada dia. Os riscos ambientais são aspectos que devem estar presentes nas decisões dos empresários e nos programas de imagem institucional das organizações. A legislação pode punir severamente uma empresa que transgrida padrões de qualidade em suas descargas ou emissões ou que introduza modificações indesejadas no meio ambiente.

A Análise de Riscos é uma ferramenta muito importante para identificar os pontos vulneráveis de uma instalação e de um processo, viabilizando a adoção antecipada de medidas preventivas que protegerão o meio ambiente e o ser humano , na eventualidade de um acidente. A partir da análise de riscos, com a identificação metódica das situações e dos componentes que podem contribuir para que ocorram acidentes, pode-se elaborar um programa de redução dos riscos. A elaboração desses planos ainda na fase de implantação de um empreendimento facilitará o processo de licenciamento ambiental das instalações, acelerando-o, e poderá resultar em ganhos nas tarifas de seguros e em outros gastos administrativos e financeiros. Os riscos constituem, desta forma, um aspecto importante nas decisões empresariais para competir num mercado aberto e globalizado.

Fonte:
Valle, Cyro Eyer. Qualidade Ambiental: ISO 14000. São Paulo, SP: Editora Senac São Paulo, 2002.


GEOJÁ 2010 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por vulgojack