Os Sistemas de Gestão correspondem a tarefas de estruturação organizacional, planejamento, provimento de recursos e procedimentos voltados a área de Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social ou Segurança Ocupacional. Uma possibilidade é integrar duas ou mais desses campos, através da implementação de Sistemas de Gestão Integrada.

As normas internacionais de Sistemas de Gestão foram desenvolvidas com a intenção de se padronizar o tratamento dado aos respectivos temas no mundo todo, facilitando o desenvolvimento de negócios e a comunicação entre empresas e clientes de qualquer região do planeta.

A norma ISO 9000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade, que visa primordialmente conduzir seus negócios de forma a satisfazer ao máximo seus clientes internos e externos.

Os Sistemas de Gestão Ambiental nos moldes da norma ISO 14001 são aplicáveis a empresas de todos os portes e atividades. Mesmo certificados, eles não asseguram a excelência ambiental, e sim a conformidade legal e a busca pela melhoria contínua do desempenho ambiental de uma empresa. Isso propicia a economia de matéria-prima e de custos com multas ambientais, além de vantagens de mercado, a cada dia mais competitivo e exigente com as questões ambientais.

Para Segurança Ocupacional há a norma OHSAS 18001, que define requisitos e exigências relacionadas à Segurança e Saúde Ocupacional. Também se aplica a organizações de todos os tipos e tamanhos, proporcionando conformidade legal, redução de custos relacionados a acidentes e afastamentos de funcionários e melhoria na imagem da empresa.

Na área de Responsabilidade Social, é a norma SA 8000 que determina como deve ser o Sistema de Gestão correspondente. Vale deixar claro que se basear nestas normas para implementar um Sistema de Gestão, seja ele específico a um tema ou integrado em diversas áreas, não acarreta a certificação de terceira parte, que implica diversos custos adicionais e nem sempre é o mais adequado para todas as situações. A grande vantagem de utilizar as especificações das normas internacionais é manter aberta a possibilidade de, no futuro, certificar seus Sistemas de Gestão, seja por terceira parte, seja por meio da auto-declaração de conformidade.


GEOJÁ 2010 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por vulgojack