Passivo ambiental pode ser entendido, em um sentido mais restrito, como o valor monetário necessário para financiar a recuperação do acúmulo de danos ambientais gerados por um empreendimento, ao longo de sua operação. Todavia, o termo passivo ambiental tem sido empregado, com freqüência, para representar, de uma forma mais ampla, não apenas o custo monetário, mas a totalidade dos custos decorrentes do acúmulo de danos ambientais, incluindo os custos financeiros, econômicos e sociais. 1

Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride de algum modo o meio ambiente e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado juridicamente ou de sua própria decisão.

 

 

Passivo Ambiental representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.

Pelo que se tem observado nas grandes reorganizações societárias, o montante das obrigações de reparação de danos ao meio ambiente tem efeito significativo sobre as negociações, causando sérios prejuízos ao comprador quando não detectadas no ato da negociação.

Notas:
[1]CETESB: Glossário ecológico ambiental

 


GEOJÁ 2010 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por vulgojack